sábado, 9 de abril de 2011

De vespa até Viana…

Viana é uma cidade que (re)descobri à pouco.

Sempre que lá passava não me demorava, pois o destino era sempre outro. Mesmo quando o destino era Viana, o fascínio que tenho pelo mar impedia-me de ver o quão bela é a cidade que se escondia a trás deste imenso Atlântico.

Quando redescobri a cidade a primeira coisa que me veio à mente foi: - Tenho de vir aqui de Vespa!

Foi ontem o dia.

Saí já tarde, 10.45h. O dia estava quente. Porque não tomar café a Barcelos?

Bora lá. Mas desta vez vamos por estradas desconhecidas até apanharmos a N204. Pela primeira vez levei o GPS na Vespa. PIC_0515

PIC_0514Fomos por Vilarinho das Cambas, Outiz, Minhotães, Louro e só depois chegamos a Viatodos à N204. Antes de entrar na cidade quis marcar a visita com uma foto à minha Vespa. Eram 11.30h.      

 

 

Decidi tomar café o coração da zona histórica de Barcelos, por nós já explorada e retratada neste blog. A esplanada escolhida foi no Largo do Apoio. Pela sua história pareceu-me o sítio ideal para me PIC_0519PIC_0518sentar ao lado da minha Vespa e desfrutar de um café matinal. Fantástico! Éramos os únicos junto ao Chafariz :) para parecermos muitos, ocupou uma mesa o dono do café, mas acho que quer eu quer ele estávamos a gozar o momento e não precisávamos de mais clientes.

PIC_0520

Privamos algumas palavras, informou-me do bom ambiente PIC_0521que a esplanada tem à noite e convidou-me a conhece-la numa noite de verão. Prometi voltar. Aproveitei para fixar a objectiva nas ruas de Barcelos desta vez, muito mais históricas. 

 

 

Foi então que parti rumo a Viana do Castelo na arborizada N103. PIC_0524 A Velocidade foi mantida à volta dos 60 Km/h. Eis que se aproxima Darque, eis que se aproxima a Ponte Eiffel, sim é da autoria de Gustave Eiffel, atravessa o rio Lima perto da foz ligando a cidade de Viana do Castelo, da freguesia de Santa Maria Maior a Darque. A minha vespa não podia ficar melhor com a Santa Luzia a fazer cenário.

PIC_0534 PIC_0531

Só de vespa é que se consegue em andamento tirar fotos destas :) PIC_0537 PIC_0539

Eram 12.40h. Boa hora para almoçar. Uma pequena passagem pelo centro histórico em busca de uma boa esplanada onde a companheira pudesse ficar junto a mim.

PIC_0540 PIC_0541

Cada vez que passo por esta superfície comercial não posso deixar de reparar no bom gosto com que aproveitaram o edifício original. Porque não repetir estes bons exemplos noutras cidades? PIC_0542 PIC_0543 PIC_0544 PIC_0545 PIC_0546

 

Eis que encontramos o local ideal para uma refeição ligeira.

 

 

 

 

Decidi, enquanto esperava pelo almoço escrever, quem sabe a próxima crónica do Viver a Nossa Terra…  O título é: Os tanques da minha terra.

    PIC_0547PIC_0548

Depois do café rumamos mesmo ao monte de Santa Luzia. Foi lindo! Ia à minha frente um Porche classico… fantástico encontro de histórias… A minha Vespa não podia estar melhor acompanhada.

PIC_0551 PIC_0552

A vista é fantástica…

PIC_0553 PIC_0554 PIC_0555 PIC_0556

Não podia faltar o elevador.

PIC_0559 PIC_0560

Cada curva é um encanto…

PIC_0561 PIC_0562 

Depois… as fotos falam por si :)

PIC_0563 PIC_0565 PIC_0566 PIC_0571PIC_0567 PIC_0568 

Claro que não podia faltar a foto antiga, como a minha máquina para eternizar este feito, mais um.

Lembram-se daquelas maquinas que nos assustavam quando éramos crianças de fotografias instantâneas que mais parecia que ia sair de lá algo de assustador? Sim, essas dos cavalinhos?

Pois é…

- Ó amigo, acha-se capaz de tirar uma foto aqui a apanhar a minha máquina com a sua máquina?

O homem sorriu tanto quanto eu e… fez-se história :) Colocou ao nosso serviço a sua experiencia de 65 anos a ganhar a vida naquele local, seguindo os passos de seu pai. Ele adorou tanto a minha máquina como eu a dele ;)

Vespa_Sta_Luziaimage

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Boas viagens!

Nenhum comentário: